Remoção de ramos ortotrópicos na poda de cafeeiro Conilon e sua influência na renovação da copa, na produção e na arquitetura do sistema radicular

Nome: SAUL DE ANDRADE JÚNIOR
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 25/06/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDVALDO FIALHO DOS REIS Co-orientador
JOSÉ FRANCISCO TEIXEIRA DO AMARAL Orientador
MARCELO ANTONIO TOMAZ Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FABIO LUIZ DE OLIVEIRA Suplente Interno
GUSTAVO SESSA FIALHO Examinador Externo
JOSÉ FRANCISCO TEIXEIRA DO AMARAL Orientador
LEANDRO PIN DALVI Examinador Interno
MOISÉS ZUCOLOTO Examinador Interno

Páginas

Resumo: Objetiva-se nesse estudo compreender a influência da poda de renovação no crescimento, desenvolvimento e produção de lavoura de café conilon. Assim, pretende-se investigar os efeitos da renovação do cafeeiro sobre seu revigoramento quando submetido a 25%, 50% e 75% de remoção de hastes ortotrópicas.
O experimento está sendo conduzido na Fazenda Experimental do Incaper, no município de Marilândia-ES, a uma altitude de 102 m, latitude de 19°24’25’’ sul e longitude de 40°32’20’’ oeste. Estão sendo utilizadas plantas com 4 anos de idade de dois clones do programa de melhoramento do Incaper, quais sejam: clone 16+13 e clone 60S. O experimento está sendo conduzido num esquema fatorial (3x2), sendo os fatores caracterizados por 3 níveis de poda e 2 clones, segundo delineamento experimental em blocos casualizados, com 4 repetições. As médias serão submetidas à análise de variância. Detectando-se diferenças significativas entre os tratamentos, será realizado comparação pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Todas as análises serão analisadas com auxílio do programa GENES.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000