Estudo do cariótipo e da fidelidade genética em Psidium

Nome: ANELISE MACHADO MARQUES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 31/07/2014

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARLOS ROBERTO CARVALHO Examinador Externo
MARCIA FLORES DA SILVA FERREIRA Examinador Interno
MARIA ANDRÉIA CORRÊA MENDONÇA Coorientador
MILENE MIRANDA PRAÇA FONTES Examinador Externo
WELLINGTON RONILDO CLARINDO Orientador

Resumo: Psidium guajava L. pertence à família Myrtaceae, possui 2n=2x =22 cromossomos, e conteúdo de DNA nuclear médio equivalente a 2C = 0,95 picogramas (pg). Essa espécie é uma fruteira arbórea cultivada em regiões tropicais e subtropicais do mundo. Seu fruto apresenta alto valor nutricional e sua cultura fortalece a agricultura familiar. Em virtude da relevância econômica, técnicas de cultura de tecidos vêm sendo empregadas para fornecer subsídios aos programas de melhoramento e de conservação de germoplasma da goiabeira. No entanto, tem sido relatado que o ambiente da cultura de tecidos e a influência das condições de cultivo, provocam alterações nos controles celulares, resultando em alterações genômicas in vitro das plântulas. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivos:
(a) mensurar o conteúdo de DNA nuclear dos acessos: P. guajava L. Cortibel VI, Cortibel IX, Cortibel XIII, Cortibel III, Cortibel VIII, Paluma e Psidium guineense por meio da citometria de fluxo;
(b) caracterizar o cariótipo desses acessos via citogenética clássica e molecular;
(c) comparar os resultados de valor 2C nuclear e cariomorfológicos;
(d) estabelecer e verificar o meio de cultura mais apropriado para a propagação dos acessos de P. guajava;
(e) induzir a formação de plântulas por meio da embriogênese somática a partir de explantes foliares e verificar a ocorrência de variação somaclonal via citometria de fluxo e marcador molecular.
Após os 24 meses de condução desse trabalho (2012/2014), espera-se gerar subsídios que contribuam com os estudos taxonômicos e evolutivos em Psidium, e com os programas de melhoramento do gênero que usam como base ferramentas da cultura de tecidos vegetais.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000