Impactos da adubação orgânica sobre atributos do solo, dinâmica de C e N, e a produção de milho e repolho.

Nome: NATÁLIA NUNES DE LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/09/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDUARDO DE SÁ MENDONÇA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DIEGO LANG BURAK Suplente Interno
EDUARDO DE SÁ MENDONÇA Orientador
FELIPE VAZ ANDRADE Examinador Interno
GUSTAVO SOARES DE SOUZA Suplente Externo
OTACÍLIO JOSÉ PASSOS RANGEL Examinador Externo

Páginas

Resumo: Impactos do composto em sistemas de cultivo orgânico em alamedas de leucena (Leucaena leucocephala) sobre os estoques de carbono e nitrogênio no solo e na produção de milho (Zea mays) e repolho (Brassica oleracea).
A integração entre compostagem, adubação verde e plantio direto na mesma área pode ser uma alternativa viável para o produtor, propiciando à conservação do solo e consequentemente a diminuição do uso de insumos externos, de modo a tornar os sistemas agrícolas mais sustentáveis. Nesta perspectiva, o trabalho terá como objetivo avaliar o efeito da aplicação de composto orgânico com ou sem a adição de biomassa verde de leucena (Leucaena leucocephala) podada de duas a três vezes ao ano, sobre os atributos químicos, físicos e biológicos do solo, e na produção de milho (Zea mays) em sucessão com repolho (Brassica oleracea).
O experimento será desenvolvido na Unidade de Referência em Agroecologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), no período de 2014 a 2016, localizado no município de Domingos Martins-ES.
O delineamento experimental será em blocos casualizados com quatro repetições. Serão conduzidos dois experimentos em campo. O primeiro experimento corresponde a 5 doses de composto orgânico (0, 10, 20, 30 e 40 t/ha) com a presença da biomassa de leucena, e o segundo experimento dois os tratamentos que corresponde a ausência e presença da biomassa da leucena, que é referente a dose zero e a mais usual de composto orgânico (30 t/ha), para expressar o efeito isolado da leucena em um sistema não adubado e no outro adubado. A sucessão de culturas será realizada com a cultura do repolho híbrido Shinsei e a do milho verde variedade Emcapa 201. Serão coletadas amostras de solo nas profundidades de 0-10,10-20 cm, após o cultivo.
No experimento serão avaliados o rendimento de cada cultura; Os teores de nutrientes da leucena e do composto, os atributos químicos, físicos e biológicos do solo. Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância, se significativos os dados quantitativos serão ajustadas a modelos de regressão e para os dados qualitativos serão utilizados o teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade.

Palavras chaves: Sustentabilidade, adubação verde, sucessão de culturas.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000