DIVERSIDADE GENÉTICA DE MARACUJAZEIROS, ASPECTOS MORFOFISIOLÓGICOS, BIOQUÍMICOS E ALELOPÁTICOS NA GERMINAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM FUNÇÃO DE REGULADORES E LODO DE ESGOTO

Resumo: O presente projeto será desenvolvido objetivando avaliar a diversidade genética de maracujazeiros, aspectos morfofisiológicos, bioquímicos e alelopáticos na germinação e desenvolvimento em função de reguladores e citotoxidez em função de lodo de esgoto. Diversos estudos serão desenvolvidos em pomares de fruticultura no município de Alegre, no Laboratório de Análise de Sementes e em casa de vegetação do Centro de Ciências Agrárias da UFES.
No primeiro será avaliada a qualidade fisiológica de sementes de maracujás amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.), roxo (Passiflora edulis Sims) e doce (Passiflora alata Curtis) cultivados em pomares com diferentes altitudes, para verificar a influência da mesma na viabilidade das sementes de maracujás. No segundo serão avaliados o efeito de reguladores vegetais na qualidade fisiológica de sementes de maracujá amarelo (Passiflora edulis f. flavicarpa Deg.) e na mobilização de reservas durante a fase de embebição das sementes, com quantificação de lipídios, amido e açúcares solúveis. No terceiro serão avaliados métodos de propagação sexuada e assexuada com uso de hormônios de crecimento, além da caracterização morfológica das sementes, plântulas e planta de maracujá doce (Passiflora alata Curtis). Serão determinadas as concentrações de metais pesados nas plantas e nos frutos, a presença de inibidores de germinação nas sementes de maracujá doce, a composição bioquímica das sementes e a análise do potencial tóxico do lodo de esgoto através de testes de germinação, crescimento radicular e citotoxidez. Os estudos serão realizados em câmaras de germinação tipo BOD com temperaturas, umidade e luminosidade controlada; em câmaras de nebulização e em pomares na região de Alegre-ES. As avaliações serão feitas periodicamente pela porcentagem de germinação, índice de velocidade de germinação, tempo médio e frequência de germinaçãio e de emergência, desenvolvimento radicular e desenvolvimento da parte aérea, conteúdo de massa fresca e seca do sistema radicular e da parte aérea, envelhecimento acelerado, deterioração controlada, análise bioquímica de sementes, índice mitótico, porcentagem de alterações em anáfases e telófases, porcentagem de micronúcleos, porcentagem de alterações nucleares. As análises dos dados serão feitas de acordo com os parâmetros e variáveis propostos e avaliados em cada experimento.

Data de início: 01/03/2014
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado ALLAN ROCHA DE FREITAS
Aluno Doutorado PEDRO RAMON MANHONE
Aluno Mestrado KHÉTRIN SILVA MACIEL
Colaborador RODRIGO SOBREIRA ALEXANDRE
Coordenador JOSÉ CARLOS LOPES
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000