O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Avaliação de metais pesados e proposição de Valores de Referência de Qualidade em solos da região sul do Estado do Espírito Santo

Resumo: A crescente dispersão de metais pesados pelo homem e a contaminação dos solos exige ações de órgãos ambientais no sentido da fiscalização de atividades e práticas com potencial poluidor. Para eficiência dessas ações, subsídios devem ser gerados para o discernimento de contaminações antrópicas, contexto no qual Valores de Referência de Qualidade do Solo (VRQ) tornam-se fundamentais. Diante esse contexto, o presente projeto tem como objetivo avaliar teores naturais dos metais pesados Cd, Co, Cr, Cu, Ni, Pb e Zn para auxílio na proposição dos seus VRQ em solos representativos da região sul do Estado do Espírito Santo. Para alcance desses objetivos, trabalhos de estratificação ambiental e perfis pedológicos auxiliarão na seleção e coleta de solos representativos da geologia, geomorfologia e das classes solos região sul do Estado. A partir dessas amostras, se realizará extrações dos teores totais desses metais pelo método EPA 3051a para definição dos teores naturais e proposição dos VRQ. Serão estabelecidas relações dos atributos químicos e físicos do solo com os teores de metais dos diferentes solos. Com isso, órgãos ambientais obterão subsídios para o melhor monitoramento da qualidade do solo no sul do Estado.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 66

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador DIEGO LANG BURAK
Pesquisador JENESCA FLORENCIO VICENTE DE LIMA
Pesquisador MÁRIO ALBERTO SIMONATO ALTOÉ
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.