Estado nutricional, desenvolvimento inicial e efeito do silício na severidade do oídio (Oidium hevea) em pinhão-manso (Jatropha curcas L.)
Resumo: O conhecimento do estado nutricional de uma cultura é relevante para a adoção correta de técnicas de recomendação de adubação. Para tanto, a composição química bem como o acúmulo de macro e micronutrientes na parte aérea são informações imprescindíveis para a avaliação do estado nutricional. Acredita-se que a nutrição adequada poderá determinar em grande parte resistência ou suscetibilidade de plantas de pinhão-manso a doenças, pois alguns elementos minerais podem estar envolvidos em rotas de defesa da planta.
O pinhão-manso é um arbusto de crescimento rápido, com grande potencial para produção de óleo, podendo ser cultivado em consórcio com culturas alimentícias, apresentando pouca exigência em tratos culturais, baixo custo de produção, sendo considerado uma cultura rústica, adaptada às diversas condições edafoclimáticas.
No entanto, os resultados de pesquisas com a cultura do pinhão-manso são ainda incipientes e preliminares, apesar da expansão da área cultivada com essa espécie, fato que tem gerado grande expectativa por informações sobre seu cultivo, especialmente no que se refere às exigências nutricionais e incidência de doenças na planta.
Assim sendo, este projeto tem como objetivo avaliar o estado nutricional, o desenvolvimento inicial e a incidência de oídio em pinhão-manso.
Data de início: 01/08/2009
Prazo (meses): 12
Participantes:
Papel![]() |
Nome |
---|---|
Coordenador | JOSÉ FRANCISCO TEIXEIRA DO AMARAL |