O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Sistemas de preparo do solo e seu efeito sobre as características físicas do solo e o rendimento da cultura do milho forrageiro

Resumo: A produtividade das culturas agrícolas é influenciada por vários fatores, dentre eles o preparo do solo, o qual tem uma importância significativa dentro dos sistemas de cultivo. Com esta pesquisa objetiva-se determinar o efeito de diferentes tipos de preparo do solo sobre as características físicas do solo e sobre o desenvolvimento e produtividade da cultura do milho forrageiro. O experimento será conduzido, durante um período de 12 meses, na área experimental do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCAE/UFES), localizada no município de Alegre, ES. Serão montadas três parcelas experimentais de 10x30m, em uma área de relevo plano, onde serão aplicados diferentes tipos de preparo do solo, a saber: a) parcela 1: uma aração e uma gradagem; b) parcela 2: uma aração e duas gradagens; c) parcela 3: uma aração seguida da passagem da enxada rotativa. Antes do preparo o solo será classificado e a composição textural determinada. Em cada ponto de cada parcela, será mensurada, antes e após o preparo, a resistência do solo à penetração e o seu perfil de mobilização. Após o preparo, serão coletadas cinco amostras de solo por parcela, para determinação do diâmetro médio de agregados e a porcentagem de agregados com distintas dimensões. Passados 30 dias do preparo, será realizada a semeadura, em cada parcela, da cultura do milho forrageiro. Em cada ponto serão mensuradas as características biométricas das plantas de milho desde a etapa de germinação até a colheita. No final do ciclo da cultura serão determinadas as massas verde e seca de milho. Para avaliar a relação entre os atributos de solo e o rendimento e produtividade da cultura do milho será utilizada a análise de correlação de Pearson ao nível de 5% de probabilidade. Os dados serão analisados pela geoestatística, a fim de verificar a existência e, neste caso, quantificar o grau de dependência espacial, para posterior espacialização das variáveis mensuradas. A comparação entre parcelas será realizada utilizando o teste t de Student ao nível de 5% de probabilidade. Espera-se com esse trabalho determinar o efeito de diferentes preparos sobre as características físicas do solo e sobre o desenvolvimento e produção da cultura do milho, bem como estabelecer o preparo que resulta em menor degradação do solo e maior produtividade.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 18

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador SAMUEL DE ASSIS SILVA
Pesquisador GUSTAVO SOARES DE SOUZA
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.